De: Marketing - Instituto Cristina Martins <instituto@digimkt.com.br>
Data: 26 de abril de 2011 10:39
Assunto: curso especialização online Ciclos da Vida
Para: "fernanda.amorim@gmail.com" <fernanda.amorim@gmail.com>
Neste caso, eles engordam e podem matar. Se não matarem vão diminuir toda espécie de performance a que vc ja se acostumou ou vão te deixar bem doente… não ja, num futuro proximo! Industrias alimenticias e seus executivos pensam apenas em ganhos, mesmo que hajam nutricionistas competentes na empresa, as ordens vem de cima, baratear os custos para aumentar a margem de lucro. E quem perde a saúde com isso?
10º lugar: Sorvete: Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista Michelle Schoffro Cook adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar… e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9º lugar: Salgadinho de milho: De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um "Frankenfood", ou "comida Frankenstein". Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza: A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º lugar: Batatas fritas: Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo.
6º lugar: Salgadinhos de batata: Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º lugar: Bacon: Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão
4º lugar: Cachorro-quente: Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal
3º lugar: Donuts (rosquinhas): Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante: Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. "Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes", diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante Diet: "É a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos", diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte "Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos", conclui.
26/04/2011 04h34 - Atualizado em 26/04/2011 08h49
Da BBC
Uma dieta rica em gordura e com poucos carboidratos pode reverter a insuficiência renal em camundongos com diabetes, segundo um estudo realizado por cientistas norte-americanos.
Na pesquisa, divulgada na publicação científica "PLoS ONE", os cientistas da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, analisaram os efeitos de uma dieta composta de 87% de gorduras sobre um grupo de camundongos com predisposição a ter os tipos 1 e 2 de diabetes.
O excesso de açúcar no sangue nos diabéticos pode provocar danos nos rins, gerando um quadro de insuficiência renal. As cobaias foram divididas em dois grupos. Quando a insuficiência renal se manifestou, metade delas passou a receber uma dieta normal e a outra, a dieta com muita gordura.
Depois de oito semanas, os cientistas notaram que os danos nos rins dos roedores haviam sido revertidos. Médicos e nutricionistas alertam que a dieta rica em gordura, que reproduz os efeitos da inanição, não deve ser realizada sem acompanhamento médico.
Dúvidas
"O nosso estudo é o primeiro a demonstrar que uma intervenção por meio de dieta por si só é suficiente para reverter esta complicação grave da diabetes", afirmou o professor Charles Mobbs, que liderou a pesquisa.
"Eu certamente acho que (a pesquisa) traz uma esperança, mas eu não posso recomendá-la até que tenhamos feito testes clínicos", completou.
O diretor de pesquisas da entidade britânica Diabetes UK, que combate a doença, levantou dúvidas sobre o estudo, questionando a capacidade de humanos conseguirem manter esta dieta de forma saudável.
"Esta pesquisa foi conduzida com camundongos, então é difícil ver se estes resultados se traduziriam em benefícios reais para pessoas com diabetes neste estágio", afirmou.
"É muito simples dizer que insuficiência renal pode ser prevenida somente com dieta, e também é questionável se a dieta utilizada neste caso seria sustentável por humanos, mesmo no curto prazo."
De acordo com números de 2007, citados pelo Ministério da Saúde, a doença de diabetes afeta mais de 6,3 milhões de brasileiros ou 5,2% da população adulta.
Caros Colegas,
Para não perder o ritmo da discussão em torno da Terapia Nutricional Enteral e/ou Parenteral e dando continuidade ao programa científico da SBNPE-RJ do ano de 2011, o Comitê de Nutrição convida você a participar do 1° Café com Ciência desse ano, cujo tema é: Úlceras de Pressão: Um problema sob vários pontos de vista. Teremos o prazer de discutir esse assunto tão atual com base no artigo: The relationship between malnutrition parameters and pressure ulcers in hospital and nursing homes. Como nas reuniões anteriores, temos o objetivo de aprimorar a atenção prestada aos nossos pacientes, portanto, convidamos a Nutr. Gabriela Martins de Oliveira que apresentará o artigo citado e, os debatedores: Dra. Sandra Caselli, a Enf. Karla Lopes Pereira Gomes e o Farm. Mário Jorge Sobreira, profissionais com vasta experiência e que irão promover uma calorosa discussão sobre o assunto que será exposto.
O Comitê de Nutrição da SBNPE-RJ conta com a sua presença na segunda-feira dia 18/04 no auditório do Hospital Copa D'or, na rua Figueiredo Magalhães, nº 875, Copacabana, às 19h.
Participe, estaremos aguardando o prazer da sua companhia para essa deliciosa reunião.
Até lá.
Comitê de Nutrição da SBNPE/Cap-RJ
Nutr. Isabel Lopes e Nutr. Nara Lopes
| ||
Carolina Pimentel, da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.
Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo está ligado ao aumento da incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e problemas cardíacos. Os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012 e, depois, intensificada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012.
Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10% do total de sódio: o limite será 531 miligramas, em 2012, e 430 miligramas, em 2014.
Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para definir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o final do ano, será definido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.
Prezados, segue abaixo uma planilha que destaca o número de alunos inscritos nas palestras referente aos "5os Jogos Mundiais Militares".
Atividade | Unidade | Professor | Turma | Sala | Horário | Recursos | Status | Vagas | Pré Inscritos | Matriculados |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Bonsucesso | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01674 | AUD Arapuan | 05/04/2011 de 09:00 às 11:00 - TER | Data Show com CPU e DVD | Ativa | 150 | 0 | 94 |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Bonsucesso | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01675 | AUD Arapuan | 05/04/2011 de 19:00 às 21:00 - TER | Microfone Data Show com CPU e DVD | Ativa | 150 | 0 | 94 |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Jacarepaguá | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01679 | 301A | 07/04/2011 de 19:00 às 21:00 - QUI | Microfone Data Show com CPU e DVD | Ativa | 90 | 0 | 17 |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Bangu | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01676 | 310BG | 11/04/2011 de 19:00 às 21:00 - SEG | Microfone Data Show com CPU e DVD | Ativa | 50 | 0 | 14 |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Campo Grande | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01677 | AUD01CEAC | 12/04/2011 de 16:00 às 18:00 - TER | Data show com DVD e som Microfone | Ativa | 250 | 0 | 58 |
PAL01239 - Jogos Mundiais Militares Rio 2011: Como ser voluntário em grandes eventos | Campo Grande | Oton Sérgio de Andrade Lima | PAL01678 | AUD01CEAC | 12/04/2011 de 19:00 às 21:00 - TER | Data show com DVD e som Microfone | Ativa | 250 | 0 | 35 |
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 10.0.1204 / Banco de dados de vírus: 1498/3537 - Data de Lançamento: 03/29/11
No dia 16 de abril de 2011, a SBNPE RJ realizará o XII Simpósio de Terapia Nutricional cujo tema escolhido é "EMTN: disfagia nas suas especialidades e seus desafios". As complicações da disfagia orofaríngea tem sido assunto cada vez mais estudado na área da saúde. Pesquisas mostram que subdiagnosticar disfagia pode levar o paciente ao isolamento social, aumenta a mortalidade e o custo hospitalar. Mostram também a importância da identificação precoce dos sinais e sintomas da disfagia por todos os profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar. Desta forma, o paciente é encaminhado o quanto antes para avaliação e reabilitação da deglutição evitando complicações como desnutrição e desidratação.
Teremos profissionais mostrando qual o impacto da disfagia em suas especialidades e uma mesa redonda abordando um dos assuntos mais discutidos atualmente quando o assunto é dificuldade de deglutição: as vias alternativas de alimentação. O que a EMTN pensa sobre as sondas e ostomias para nutrição? Qual o momento certo para indicação e por que alguns profissionais temem o uso da gastrostomia. Como reabilitar a via oral, com todas as suas dificuldades, no paciente em uso de via alternativa de alimentação. E quais os cuidados que se deve ter com as sondas e ostomias.
Não perca a oportunidade de conhecer outros profissionais e trocar novas experiências! Desta forma agregamos conhecimento e podemos proporcionar mais qualidade de vida aos nossos pacientes.
Para ter acesso ao programa completo e informações para a inscrição, acesse nosso site www.sbnperj.com.br .
Esperamos por vocês!
Até lá,
Fga. Fátima Lago
Comitê de fonoaudiologia SBNPE capítulo RJ