quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comentário da Aluna Eliane Sena sobre: Cientistas transformam gordura `ma` em gordura `boa` - pesquisa com ratos.

Vejam o posicionamento da aluna ELIANE SENA (Monitora de Avaliação Nutricional) na matéria enviada esta semana.

Vamos discutir?

-------

Olá pessoal, bom dia!
 
Após leitura da reportagem, verifico mais uma descoberta na luta contra a obesidade, assim como outras que outrora foram descobertas/elaboradas e já se encontram disponíveis.
 
Porém, embora respeitando os pesquisadores e os aplaudindo a cada descoberta, ainda acredito que, uma dose de boa vontade, disciplina e persistência, não somente por parte dos especialistas (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos...) mas, crucialmente do indivíduo obeso, em perceber que a responsabilidade da condição atual é, na maioria dos casos, exclusivamente dele.
 
A oferta de alimentos associada a condição econômica favorável em que nos encontramos é sem dúvida caracteres de um ambiente obesogênico, mas a luta contra a obesidade deve partir de cada um. Se tornar hoje um indivíduo obeso é, na maioria dos casos, opcional. E como toda escolha tem suas consequências, devemos arcar com seu ônus.
 
Venho percebendo o comportamento da população em atribuir aos profissionais da área da saúde, a responsabilidade quanto a sua condição atual de saúde, que diga-se de passagem, sua condição de doente. E tomam para si apenas a responsabilidade de cuidar de sua vaidade, por exemplo, procurando um cirurgião plástico, ortomolecular, dentistas, educadores físicos e até mesmo a nós, Nutricionistas. Esquecem que o ator principal pelo sucesso de sua saúde e vaidade, é sem dúvida, deles, e que nós, integrantes do meio externo, somos os coadjuvantes desse filme que pode ser detentor do Oscar!
 
E o Oscar vai para...
 
Um abraço!
 
Eliane Sena
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário