Caros Colegas e Alunos,
Conforme podemos conferir no site do Conselho Federal de Nutrição ( http://www.cfn.org.br/) a aprovação Ato Médico não fere os direitos privativos do Nutricionista, mas não contempla as alterações propostas pelos demais conselhos de saúde. Desta forma, vale reiterar que a autonomia de todos os profissionais de saúde (médicos, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros,...) devem ser preservados para garantir qualidade na atenção a saude da população.
Abaixo seguem as palavras do Diretor de Graduação enviadas aos Senadores após a aprovação do projeto de lei.
Prof. Adriana Bacelo
Prezados Senadores,
Na última quinta – feira, dia 22/10, passou na câmara dos Deputados o Projeto de Lei, PL7703/06, que regulamenta a profissão de Medicina. Em breve estará tramitando no Senado Federal! Entendemos e apoiamos que a profissão de Medicina, merece sua devida regulamentação. Entretanto, esta regulamentação, NÃO PODE, em hipótese nenhuma, ferir a AUTONOMIA PROFISSIONAL e a LIBERDADE de outras profissões que juntas representam aproximadamente Três Milhões de profissionais e mais de 170 milhões de Brasileiros usuários destes.
Vivemos a "Era da Informação"! Assim, os avanços tecnológicos, associados a velocidade crescente de produção do conhecimento nesta área, tornam a CENTRALIZAÇÃO dos saberes e ações na área da saúde, como algo IMPENSÁVEL E IRRESPONSÁVEL, que produzirão no futuro, danos irreparáveis à saúde da população. Os maiores países do mundo, já adotam um modelo plural de atenção à saúde, permitindo às suas respectivas populações, um livre acesso aos profissionais que compõe este sistema. Não podemos retroceder! Nos últimos 30 anos, o Brasil evoluiu muito em seus indicadores de saúde, graças aos esforços incansáveis e muitas vezes não reconhecidos, de milhares de profissionais autônomos, articulados, que compartilham e vivenciam experiências sem a TUTELA ou CONFLITOS DE INTERESSES MERAMENTE MERCADOLÓGICOS!
Senadores deste País, contamos com seu apoio!! NÃO SÓ como profissionais de saúde que somos, mas também como cidadãos de um país que se diz LIVRE!
LIVRE!! De LIBERDADE que significa a condição de um indivíduo NÃO ser submetido ao DOMÍNIO DE OUTRO e, por isso, ter PLENO PODER sobre si mesmo e sobre SEUS atos.
"Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser"
AUTONOMIA SIM, TUTELA NÃO!! NUNCA!
TODOS CONTRA O PL7703/06
Cordialmente
Prof. Luis Felipe da Fonseca Reis
Mestre em Ciências/UFRJ
Diretor de Graduação
Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
Um comentário:
Eu me sinto honrrado em saber que o Direto da minha Universidade tomou essa posição contra o ato médico de Tutela contra as outras profissões.
Espero que nós, não só da Nutrição mas de todas as areas da saúde temomos essa postura!
Liberdade !!!
Isso é um direito de todo cidadão brasileiro.
Postar um comentário